terça-feira, 22 de outubro de 2013

Violão

          O violão que conhecemos é resultado de um longo período de evolução. Surgido desde dois mil antes de Cristo o instrumento já possuiu muitos formatos. Existem alguns desses formatos ainda conservados e reproduções que são tocados como o Alaúde e a Vihuela. O violão é um instrumento de cordas que pode executar tanto arranjos quanto melodias e até mesmo os dois, dependendo da formação do executante. Notáveis músicos como Schubert, Paganini e Weber compuserem belíssimas peças musicais para esse instrumento.
          O violão por ser um instrumento muito usado na música popular brasileira e pelo povo, passou a ter uma má fama, sendo considerado por alguns como um instrumento de vagabundagem e, carregando consigo este estigma por muitos anos. Em virtude desta discriminação sofrida pelo violão no Brasil e sua associação, os primeiros que tentaram desmentir esse ranço pejorativo e discriminatório do violão, divulgando-o como um instrumento sério, foram considerados verdadeiros heróis.
          Um dos precursores do violão moderno no Brasil foi o fundador da revista “O Violão”, publicando-a em 1928, Joaquim Santos (1873-1935) ou Quincas Laranjeira, considerado o “Pai do violão moderno” que nos últimos anos de sua vida dedicou-se a ensinar a tocar o violão pelo método de Tárrega (estudo de violão desenvolvido pelo espanhol Francisco Tarrega).
          O violão desenvolveu-se muito em dois grandes eixos da expressão artística no Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo, onde surgiram a grande maioria dos grandes violonistas brasileiros, que obtiveram sua formação instrumental com os professores que moravam nestas cidades.
          Para os interessados em musica, mesmo como um hobby, o violão permite a elaboração e reprodução de músicas que por mais simples que sejam proporcionam imensa satisfação. Seja para estudo, para entretenimento com amigos, para realização de alguma declaração de amor ou para uma apresentação em público, o violão é um bom suporte que torna esses momentos especiais.


Como é chamado o violão em alguns países:

-inglês: Guitar;
-francês: Guitare;
-alemão: Gitarre;
-italiano: Chitarra;
-espanhol: Guitarra.


No Brasil, quando falamos guitarra nos referimos a um instrumento elétrico.

Rafael Calegare

Nenhum comentário:

Postar um comentário