quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Ensino da música nas escolas

          No ano de 1854 é decretado oficialmente o ensino de música nas escolas públicas brasileiras, porém devido a falta de preparo dos professores em ensinar a matéria, no ano seguinte foi instituído um concurso público para que músicos possam ter o direito da lecionar.
          Todavia com a criação da matéria Educação Artística em 1970, o ensino exclusivo da música foi extinto. Porém a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, ensino voltará a ser obrigatório em escolas públicas (antes era opcional). Foi dado às escolas um prazo de três anos para elas se adaptarem à nova lei. Então em 2011 a disciplina que já deveria valer nas escolas, foi prorrogada para 2012.
          O principal desafio encontra-se na capacitação dos professores, que são formados em Pedagogia e não possuem o conhecimento da matéria para lecionar com qualidade aos alunos. Muitas escolas estão pedindo a criação de concursos públicos para a área (assim como aconteceu em 1854). Atualmente 2% dos professores estão aptos para ensinar música.
          Segundo a professora da Escola de Música da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Maria Betânia Parizzi ao portal R7, a lei não específica conteúdos, portanto as escolas terão autonomia para decidir o que será trabalhado. De acordo com o MEC (Ministério da Educação) o aluno aprenderá ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos, colaborando com o conhecimento da diversidade cultural do Brasil. Além de melhorar as habilidades motoras, concentração, capacidade de trabalho em grupo, ouvir e respeitar o outro.

          O ensino da música trará grandes benefícios para o aluno, desde que funcione, e não seja uma aula de simplesmente puro lazer, como se tornou o ensino de Educação Física.

Daniel Silvestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário